terça-feira, 6 de maio de 2008

ENTREVISTA À RÁDIO RENASCENÇA
Se de repente Portugal fosse um Reino? Ele era sua Alteza Real! No dia 1 de Dezembro de 2007, Dom Duarte de Bragança foi o convidado de António Sala.
Se Portugal fosse uma Monarquia, ele era o rei! Pertencendo à Casa de Bragança é descendente daqueles que em 1640 tornaram possível o regresso do real trono a mãos portuguesas.A instauração da República em 1910, afastou a família real do trono… mas, os monárquicos nunca perderam a esperança.Dom Duarte nasceu em 1945 e como qualquer herdeiro tem um longo nome de Baptismo – Duarte Pio João Miguel Gabriel Rafael de Bragança. Nasce exilado na Suíça, mas nasce na Embaixada em Berna, portanto em solo português!A família real regressa nos anos 50 e Dom Duarte frequenta, já em Portugal, o Colégio Militar e depois o Instituto Superior de Agronomia. Cumpre o serviço militar em Angola… e com o passar do tempo acaba por conhecer em profundidade todas as províncias ultramarinas. Por isso, do seu currículo dessa época fazem também parte duas expulsões:
De Angola e de São Tomé e ainda alguns problemas em Timor. Aliás, Timor tornou-se uma das principais causas da sua vida. O seu casamento, em 1995, com Dona Isabel de Herédia quase que revolucionou o país e, desde então, a sua vida familiar é acompanhada a par e passo pela imprensa. É pai de Dom Afonso de Santa Maria, de Dona Maria Francisca e Dom Dinis de Santa Maria. Preocupa-se com as gerações futuras e sobretudo com o tipo de Pátria que temos para lhes legar!

Sem comentários: