sábado, 25 de outubro de 2008

A RAINHA "SAUDADE"

Não quero deixar acabar o dia sem homenagear S.M., A Rainha Dona Amélia que faz hoje 57 anos que partiu para o seu eterno e merecido descanso. Durante a sua vida, S.M., A Rainha Dona Amélia perdeu todos os seus familiares directos: defrontou-se com o assassinato do Marido, El-Rei Dom Carlos I , e do Filho mais velho, O Príncipe Real, Dom Luis Filipe, assassinados barbaramente pelos republicanos no dia 1 de Fevereiro de 1908 - O Regicídio -. Vinte e quatro anos mais tarde, recebeu a notícia da morte do segundo e último Filho, Dom Manuel II. Antes, também ficou de luto com a morte de sua filha, a Infanta Dona Maria Ana de Bragança, nascida em parto prematuro.
A Rainha, foi o único membro da Família Real Portuguesa exilada pela "medonha república". Visitou Portugal em vida, bem como o último membro a morrer, aos oitenta e seis anos, no dia 25 de Outubro de 1951. Esta Grande Senhora, esta Grande Rainha e última de Portugal, Dona Amélia de Orleães e Bragança, viveu sofridas décadas de exílio, entre Inglaterra e França, e sofreu também, os horrores da Segunda Guerra Mundial.
Esta frase estava entre as suas últimas palavras: "Quero bem a todos os portugueses, mesmo àqueles que me fizeram mal".

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande senhora mesmo no leito de morte, professa aquelas tristes palavras, merece o respeito de todos nos.

Nuno Castelo-Branco disse...

Maria, vá até ao estado Sentido e leia a conversa que tve esta manhã na EDP. Em cheio! Tema, Amélia de Orleães. vale a pena.