terça-feira, 12 de maio de 2009

S.A.R., DOM DUARTE PIO APRESENTA O PRÉMIO INFANTE DOM HENRIQUE

Como é já do conhecimento geral, o Prémio Infante D. Henrique em prática no Colégio Didálvi, é um desafio individual e um conjunto de actividades culturais, práticas e aventureiras inseridas em quatro secções: serviço, talento, desporto e aventura. As actividades das quatro secções são complementares e correspondem a um programa equilibrado, dando-lhes a oportunidade de conhecerem as suas capacidades, tais como: Responsabilidade, Confiança e Organização.
No ano lectivo de 2006/07 para além dos jovens que cumpriram já as etapas de Bronze, Prata e Ouro, o Colégio Didálvi viu o número de participantes aumentar em número e em qualidade, pois para iniciar o prémio no nível Bronze aderiram mais de duas dezenas de jovens.
Durante todo o ano lectivo, estes jovens organizados em grupos de trabalho, (conforme grelha que se segue), reunidos todas as quintas-feiras trabalharam os valores, as regras e aplicaram os conhecimentos que foram adquirindo, em tarefas inerentes ao programa do Prémio Infante D. Henrique. A realização da secção Aventura teve a sua concretização nos dia 29 e 30 de Junho de 2007, onde apenas três grupos estiveram presentes e aqui sim os jovens puderam aplicar na prática os conhecimentos teóricos, embora as regras de civilidade, o hábito inalterável da prática dos valores para a cidadania e o desenvolvimento das capacidades de organização, confiança e responsabilidade tenham sido o tema de rotina constante ao longo do ano lectivo. Após a apresentação do relatório da Expedição Aventura, os jovens podem prosseguir a sua caminhada no Prémio agora no nível Prata, onde a exigência em todas as áreas aumenta, mas de certeza, com um espírito muito maior de equipa, solidariedade, de sentido de missão e de servir.
Quanto aos jovens do nível Prata, apenas falta cumprir a secção aventura, por dificuldades de coordenar os tempos livres com as actividades, quer propostas pelo Prémio quer organizados a nível interno.
Dos jovens inscritos no nível Ouro, três (Ana Salgueiro, Manuel Arantes e Adriano Salgueiro), participaram no projecto residencial Creoula, entre Lisboa e Portimão de 11 a 16 de Junho de 2007, onde ao longo de cinco dias estes jovens juntamente com outros de outras escolas num total de cerca de cinquenta, viveram num mundo completamente diferente do habitual.
Organizados em grupos tiveram responsabilidade de trabalhar com os marinheiros do navio como se o fossem de verdade, cumprindo todas as tarefas para que eram indicados: rancheiro, leme, vigia, cozinha, entre outras, bem como todas as limpezas.
Sem dúvida que o caminho destes jovens que cumpriram todos os níveis do Prémio, ficou muito mais opulento de saberes e experiências. Agora devem passá-las como testemunho para os mais novos que, ou estão a iniciar, ou venham a inscrever-se como novos participantes nesta organização. Uma organização que tem como objectivo transformar os jovens em sujeitos sensíveis, tolerantes, amigos, cooperantes, educados e emocionalmente felizes.

Recepção a Dom Duarte Pio: http://www.didalvi.pt/index.php?option=com_zoom&Itemid=99999999&catid=10&PageNo=2

Colégio Didalvi - http://www.didalvi.pt/

Sem comentários: