terça-feira, 19 de maio de 2009

SANATÓRIO SOUSA MARTINS EM RUÍNAS - MAIS UM CRIME!(Clique na imagem para ampliar)
-----------------------------------------
Mais um crime que o Estado Português está a cometer! O património nacional é algo que deve ser defendido, é ele que nos identifica como cidadãos de Portugal e dá alma ao nosso país. É por isto que o Sanatório Sousa Martins, parte deste património e dessa alma, deve ser recuperado.

El-Rei Dom Carlos, Rainha Dona Amélia e Dr. Sousa Martins na inauguração do Sanatório no dia 18 de Maio de 1907. Sousa Martins morreu atacado pela tuberculose, e querendo evitar o seu próprio sofrimento, suicidou-se em 1897. Ao tomar conhecimento da sua morte, o rei D. Carlos exclamou, emocionado: "apagou-se a mais brilhante luz do meu reinado." Esta frase só sai da boca dum Rei que deveria servir de exemplo a quem não sabe dar o valor a pessoas que praticaram o bem dando testemunho e trabalho pela luta inglória contra esta doença.

6 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

E o que tem a dizer a cópia barata da rainha D. Amélia? É que o sr. Sampio, além de se ter instalado no atelier da rainha, ainda tomou conta da luta antituberculose. Pois é, rainha é uma outra coisa.

Jaime disse...

A foto que publica com SM os reis em 1907 era já conhecida por mim, sabia também que era na Guarda o que não sabia é que se tratava do sanatório Sousa Martins. Na mesma visita SM a rainha D. Amélia plantou uma arvore no parque de merendas da Guarda, era uma sequoia que ainda hoje lá está e que é hoje uma das maiores arvores do Parque...quase uma metafora para a vida Da Rainha, esta arvore resistir´´a a tudo e a todos durante muitos anos ainda... um dia secumbirá, mas de pé!!

Maria Menezes disse...

O mais engraçado e que não tem graça nenhuma é que o sr. Sampaio, apoderou-se do atelier do Rei Dom Carlos para instalar o seu escritório e trabalhar para esta causa.
Melhor figura faria se junto dos seus "amigalhaços" da parelha de que ele faz parte, alertasse aos srs. responsáveis pela preservação do património português, o restauro deste sanatório que foi inaugurado por SS.MM., O Rei Dom Carlos e Rainha Dona Amélia.
Tudo o que os nossos Reis nos deixaram, para nós é sagrado mas para esta gentalha republicana é profano...
Que cambada!
VIVA O REI!

Nuno Castelo-Branco disse...

Sempre quero ver que "escritório o Capa d'Ócio escolherá depois de deixar a (p)residência de Belém.
Quanto ao atelier de pintura, era mesmo de D. Amélia, Maria Augusta. Ainda hei-de ver o Sampas de vestido de cetim cor de rosa, ehehehehehehehe

Maria Menezes disse...

Sim Nuno, que seja o atelier da Rainha Dona Amélia. Mas eu juro que li num jornal, já não sei qual que o atelier era de Dom Carlos e que até fez obras. De certeza que não foram de restauro mas para melhor conforto. Ar condicionado, uma boa secretária com cadeira ortopédica, um frigorífico com drinks para os amigalhaços, janelas com vidro "fumé", uns bons sofás para a cesta, etc., etc.

miguelarcanjo disse...

DR SOUSA MARTINS MEU GUIA E MEU SALVADOR DA MORTE AO NACER podem chamarem burxo ou anti-cristo nao me importo conformr me jugarem sereis julgados sou esprita mestre reki pastor mormon consagado catolico e cartomante tenho muita fe em n.s,aparecida em jesus cristo deus pai por isso nao temo niguem heide fazer vir tudo a portugal estou na cidade guarda so necito ler os livros sagardos pois o chacra da coroa e coraçao abriam se em fatimaMiguel Arcanjo Espírita dos Pobres Vêja a minha presença no Programa "CASA DO MANEL" RegioesTV RTV Link: https://www.youtube.com/watch?v=CG9ys0FiIcs Miguel Arcanjo http://espiritadospobres.webnode.pt/http://espiritadospobres.home.sapo.pt/ http://youtu.be/WaKk3iz5-9Q Miguel Arcanjo Espírita dos Pobres Vêja a minha presença no Programa "PEDRA D´AUDIÊNCIA" RegioesTV RTV Link-1ª Parte: https://www.youtube.com/watch?v=3D_C_rI61G4 Link-2ª Parte: https://www.youtube.com/watch?v=TLlLpRRqKb4 so falta fazer o curso diacono catolico mas nao desisto das cartas so peço que rezem por mi
http://espiritadospobres.webnode.pt/
CASA DO MANEL PGM 92 PARTE 2docid=502012333&prefer=lang
http://www.espritadospobres.home.sapo.pt