segunda-feira, 22 de junho de 2009

BANDEIRAS AZUIS EM GUIMARÃES
ACIG. Associação Comercial e Industrial de Guimarães está a «vestir» ruas da cidade com bandeiras que simbolizam a fundação do país. «Dia 24 de Junho» está aí à porta.
A 24 de Junho de 1128, decorreu a Batalha de S. Mamede entre D. Afonso Henriques e as tropas de sua mãe D. Teresa e do conde galego Fernão Peres de Trava, que tentava apoderar-se do governo do Condado Portucalense. Com esta batalha, D. Afonso Henriques marca os alicerces da nação portuguesa, tornando-se o 1º Rei de Portugal.
De acordo com a história, durante as primeiras lutas, El-Rei D. Afonso Henriques teria usado um escudo branco com uma cruz azul, a exemplo de seu pai, o conde D. Henrique, cujas armas eram simbolizadas pela cruz de prata.
881 anos depois da Independência de Portugal, a ACIG está a distribuir cinco mil bandeiras pelo comércio tradicional.

20-06-2009

2 comentários:

Pedro Daniel disse...

MUITO BONITO AS BANDEIRAS! PARECE QUE VOLTAMOS AO REGIME MONARQUICO. TIRE-ME SO UMA DUVIDA, SENDO OS MONARQUICOS TAO CATOLICOS PORQUE E QUE CONTINUAM A APOIAR AS CORRIDAS DE TOUROS? SERA QUE DEUS GOSTA DESTAS TRADIÇOES OU PREFERE A BONDADE DOS CORAÇOES DOS HOMENS?
PARABENS PELO BLOGUE!
VIVA A FAMILIA REAL!!!!!!

Jaime Eusebio disse...

A Bandeira do Tempo de D Afonso Henriques é sem duvida a mais elegante de todas e a mais ligada à tradição europeia. Uma simples cruz azul em fundo branco. Tal como a milenar bandeira Inglesa ou as adoptadas pelos países nórdicos. Todas as transformações posteriores foram em termos pictóricos muito mal conseguidas e sempre demasiado elaboradas para uma bandeira de uma País de identidade forte (coisa que ao que parece nunca fomos). A Maior desgraça vem com a Republica e constrói uma bandeira de péssima estética e muito “pimba” a nossa bandeira actual é digna de um verdadeiro estado do terceiro mundo ou de uma pequena república sem história de um qualquer país da América do sul. Basta olhar com atenção para as bandeiras de todos os outros países da Europa (Monarquias e Republicas) para perceber a diferença, a nossa bandeira é um desastre de design! Assim, se um dia voltarmos a ser Monarquia por favor, levantem bem alto a primeira de todas as bandeiras e no centro da cruz azul as armas Reais de Bragança e de Portugal.