sábado, 26 de dezembro de 2009

A ORIGEM DO PINHEIRO DE NATAL
(Clique na imagem para ampliar)
O Pinheiro de Natal é uma tradição com origem em costumes pagãos anteriores ao cristianismo, identificáveis em vários contextos civilizacionais.
(...) No século XVII, esta tradição estendeu-se à Grã-Bretanha; mas foi só no século XIX que ela se generalizou à classe média, sobretudo após a publicação na revista “Illustrated London News”, em 1846, de uma imagem da Rainha Vitória, com o marido, o príncipe Alberto e os filhos, junto ao pinheiro de Natal, no castelo de Windsor. O Príncipe Alberto, primo do nosso rei D. Fernando II, era alemão e foi um dos grandes divulgadores desta tradição que se espalhou por toda a Europa e chegou, inclusivamente, ainda no século XIX, a Portugal.
A tradição da árvore de Natal nos países católicos como Portugal, o costume do pinheiro de Natal divulgou-se muito mais tarde, já que a nossa tradição estava, sobretudo, associada ao presépio. O Pinheiro de Natal foi um costume introduzido por D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha, Príncipe alemão que casou com a Rainha D. Maria II, em 1836. No Natal, D. Fernando II mandava decorar um abeto com velas, laços e bolas de vidro transparente, que era colocado, em cima de uma mesa, na sala de estar privada da Família Real, no Palácio das Necessidades. Também se costumavam colocar na árvore já decorada, algumas guloseimas (chocolates e saquinhos de celofane com frutas cristalizadas).
No dia 24 à noite, o Rei vestia-se de S. Nicolau e ele próprio entregava os presentes que trazia dentro de um grande saco, aos seus filhos. É isso que se vê na gravura pintada pelo Rei, datada de 1847. Pouco a pouco, devido à influência da corte, a árvore de Natal começou a ser usada por alguma nobreza e grande burguesia do reino. Mas só se pode falar da sua difusão a partir dos anos 60 do século XX – com a divulgação da televisão – altura em que o pai Natal, por razões claramente comerciais, começou a “conquistar terreno” ao Menino Jesus.
Fonte: http://chaodeareia.wordpress.com/2009/11/26/vale-a-pena-conhecer/

Sem comentários: