quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

S.A., A INFANTA DONA MARIA ADELAIDE COMPLETOU NO DIA 31 DE JANEIRO DE 2010, 98 ANOS DE IDADEFoto de 2008 - Durante a Missa por alma de El-Rei Dom Carlos e Príncipe Real, Dom Luiz Filipe
S.A., A Infanta Dona Maria Adelaide, de seu nome completo, Maria Adelaide Manuela Amélia Micaela Rafaela de Baragança van Uden. Neta de um Monarca, el-Rei Dom Miguel I (exilado na Europa desde 1834 pelos liberais) e Tia de S.A.R., O Senhor Dom Duarte Pio, Duque de Bragança, nasceu em França mas vivia na Áustria onde trabalhava como enfermeira. Teve como padrinhos de Baptismo, El-Rei Dom Manuel II e S.M., A Rainha Dona Amélia.
Era uma jovem destemida e tinha um hábito perigoso: assim que ouvia as sirenes de aviso de novo bombardeamento aliado, subia ao sótão de casa para ver onde estavam a cair as bombas. Depois, esperava que os aviões dispersassem, pegava num candeeiro a petróleo e corria em auxílio dos feridos que se amontoavam nos escombros. Numa dessas incursões nocturnas por Viena incendiada, S.A., A Infanta acabou a noite auxiliando um jovem estudante de Medicina numa tenda da Cruz Vermelha. Chamava-se Nicolaas van Uden, holandês, e foi amor à primeira vista. Dr. Nicolas van Uden naturalizado português em 1975, foi um grande médico bioquímico e uma grande autoridade científica no campo do desenvolvimento de leveduras.
---------------------
Os meus parabéns a esta grande Senhora, Neta de um Rei que ainda está viva, pelo seu 98º aniversário ocorrido no dia 31 p.p., e que Deus Lhe conceda muita saúde, paz e alegria.

Sem comentários: