domingo, 30 de maio de 2010

CONDESSA DONA ELISABETH MARIA ADELHEID DOBRZENSKY DE DOBRZENICZ
Dona Elisabeth Adelheid Dobrzensky de Dobrzenicz, Avó Materna de S.A.R., Dom Duarte Pio de Bragança, Duque de Bragança.
Dona Elisabeth Maria Adelheid Dobrzensky de Dobrzenicz (Chotěboř, 7 de dezembro de 1875Sintra, 11 de junho de 1951) foi a esposa de D. Pedro de Alcântara de Orléans e Bragança.
Nascida em Chotěboř em 1875, então pertencente ao Império Austro-Húngaro (hoje à República Tcheca), Elisabeth Dobrzensky era a única filha de Jan Vaclav II (1841-1919), conde de Dobrzenicz, e de sua esposa, Elizabeth de Kottulin e Krzischkowitz (1850-1929). Tinha quatro irmãos mais velhos (Karl, Johannes, Otokar, Jaroslav) e um irmão mais novo (Karel). A família Dobrzensky tinha propriedades de produção de cerveja na Tchecoslováquia.
Em 30 de outubro de 1908, D. Pedro de Alcântara, noivo e namorado de Elisabeth havia oito anos, foi obrigado por sua mãe, a Princesa D. Isabel do Brasil, a assinar um documento em que renunciava a seus direitos dinásticos e aos de seus descendentes devido ao seu plano de casar-se com Dobrzensky. A mãe do Príncipe acreditava que seu filho mais velho, considerado herdeiro aparente do trono por monárquicos, deveria seguir a antiga tradição da época: matrimónio somente com dinastas de casas monárquicas (ou seja, membros de famílias reais, mesmo de reinos já extintos), jamais apenas com um membro da nobreza, descartando totalmente o casamento com um plebeu.
Além disso, D. Isabel nem sequer via com bons olhos as origens da família de Elisabeth, uma vez que seu avô paterno, Jan Josef II, foi quem primeiro recebera o título de conde de Dobrzenicz (seus antecedentes haviam sido até então barões). O próprio título de sua nora era tido meramente como de cortesia, haja vista que apenas varões herdavam o condado.
Todavia, para que seus netos não perdessem o status de príncipes, o conde d'Eu, pai de D. Pedro de Alcântara, tratou de reaver a estes os direitos de sucessão ao trono francês (vigente entre os membros do ramo orleanista). Assim, criou-se o título de Príncipe de Orléans e Bragança, cuja legitimidade é contestável. A titularidade de tal principado vigora entre os descendentes.
Depois de todo esse episódio, D. Elisabeth e D. Pedro de Alcântara desporaram-se no dia 14 de novembro de 1908, em Yvelines, na França.
Elisabeth Dobrzensky faleceu aos setenta e cinco anos, na
Quinta dos Anjinhos, em Sintra, Portugal. Ela já estava viúva de seu marido havia onze anos. Seus restos mortais encontram-se no Mausoléu Imperial, em Petrópolis, Rio de Janeiro.
Descendência
D. Elisabeth e D. Pedro de Alcântara tiveram cinco filhos, listados abaixo:
D. Isabel Maria Amélia de Orléans e Bragança (1911–2002), Condessa de Paris por casamento;
D.
Pedro de Alcântara Gastão de Orléans e Bragança (1913-2007), Príncipe tirular de Orleans e Bragança;
D.
Maria Francisca de Orléans e Bragança (1914–1968), Duquesa de Bragança por casamento;
D.
João Maria de Orléans e Bragança (1916–2005);
D.
Teresa Teodora de Orléans e Bragança (1919-).

Fotografia de D. Elisabeth Dobrzensky de Dobrzenicz ao lado do marido e dos filhos já crescidos
(Clique na imagem para ampliar)

3 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

A filha D. Maria Teresa, está parecidíssima com a mãe. Quase se confundem!

Maria Menezes disse...

Sim, eu também acho muito parecidas. S.A.R., A Senhora Dona Francisca é mais parecida com Dom Pedro de Alcântara.

Unknown disse...

Sobre a vida de Dona Elisabeth Dobrzensky, avó, de Dom Duarte Duque de Bragança, recomendo os seguinte artigo verdadeiramente muito interesse:

ELISABETH DOBRZENSKY VON DOBRZENICZ,"IMPERATRIZ
DO BRASIL"

Que está disponível na página do IBEM

http://www.ibem.org/artigos/acrobat/artigo_67port.pdf

A versão em inglês com belíssimas fotos da Família Imperial, vale a pena conferir:

http://www.ibem.org/artigos/acrobat/artigo_67.pdf

Espero que gostem