sexta-feira, 24 de setembro de 2010

IMPRENSA: ENTRONIZAÇÃO DE S.A.R., DOM DUARTE NA CONFRARIA DE CERVEJAS

A Confraria da Cerveja organizou mais uma cerimónia anual e aproveitou o ambiente de festa para entronizar os seus novos confrades. O evento aconteceu ontem, na avenida Luísa Todi, em Setúbal, e contou com a presença de inúmeras figuras públicas. Dom Duarte Pio de Bragança, Helena Coelho, Luís Represas, Margarida Pinto Correia, Cláudia Jacques, José Luís Arnaut e Rosalina Machado foram algumas das personalidades que foram entronizadas. A organização do evento explica que "os novos confrades são personalidades oriundas das mais variadas áreas da sociedade portuguesa, cuja vida pessoal ou profissional tem ou teve contacto com a actividade cervejeira".
Vidas - Correio da Manhã de 23-09-2010
--------------------------
(Clique na imagem para ampliar)
-------------------------
Dom Duarte Pio de Bragança, Bernardo Trindade, Francisco Pinto Balsemão, Luís Represas, e ainda os setubalenses Maria das Dores Meira (presidente da Câmara), Fernando Oliveira e Helena Coelho são alguns dos 66 novos membros da Confraria da Cerveja.(...). “A cerveja é sinónimo de celebração da vida”, afirmou Pires de Lima, indicando Portugal produz 800 milhões de litros de cerveja por ano, dos quais 200 milhões são destinados à exportação". “Somos o sexto maior exportador de cerveja da União Europeia, o que é um feito extraordinário”, frisou o grão-mestre da Confraria da Cerveja, organismo que conta com mais de 200 membros. Após a cerimónia de entronização, os membros instituição seguiram em cortejo até à Praça de Bocage, local onde se realizou um brinde sobre um tapete de flores em forma de copo de cerveja.
Jornal I - 23-09-2010
-------------------------

À semelhança do que acontece todos os anos, a Confraria da Cerveja realizou ontem a sua cerimónia anual de entronização de novos confrades. O palco foi o antigo edifício do Banco de Portugal na Avenida Luísa Todi, em Setúbal, ao que se seguiu um jantar de gala. Entre os ilustres entronizados contaram-se Dom Duarte Pio de Bragança, Bernardo Trindade, Francisco Pinto Balsemão, Manuel Rui Nabeiro, Rodrigo Costa, Luís Represas, Eugénio da Fonseca (Caritas), Tiago Monteiro, Diana Pereira, Cláudia Jacques e Mafalda Pinto Leite. A Confraria da Cerveja, cujo Grão-mestre é António Pires de Lima, presidente da Unicer, é o ponto de encontro das pessoas que dedicam ou dedicaram a sua vida profissional à causa da cerveja, defendendo as virtudes da mesma e, em simultâneo, promovendo e divulgando este néctar tão apreciado pelos portugueses. Este organismo existe desde 2003 e, entre os seus confrades, contam-se António Nunes, director da Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Artur Santos Silva, Rui Rio, Mafalda Arnauth ou Nuno Rogeiro.
Diário de Notícias de 23-09-2010
-----------------------------
(Clique na imagem para ampliar)
------------------------
Dom Duarte de Bragança passou a integrar a Confraria da Cerveja desde quinta-feira passada, numa cerimónia que decorreu em Setúbal. Ao DN, o chefe da Casa Real revelou que a aceitação deste título é decorrente de uma iniciativa à qual já tinha dado destaque. "A cerveja Bohemia foi alvo de um lançamento especial recente com rolha de cortiça e voltou a ser a fornecedora da Casa Real, que já tinha sido até 1910. Depois, como foi um produto relançado com o apoio da Fundação Dom Manuel II, considerei por bem participar", revela.
O Duque de Bragança revela ainda uma segunda causa. "É que a nossa cerveja utiliza cevada portuguesa, usa lúpulo vindo de Trás-os--Montes e também o vidro utilizado para as garrafas é feito em Portugal. Ao todo, falamos em mais de 90 mil postos de trabalho ligados a um sector que também exporta bastante", explica detalhadamente Dom Duarte.
O pretendente ao trono diz-se "um consumidor moderado de cerveja" porque "cada coisa tem o seu lugar e o seu momento" e a única função solicitada foi a de "prestigiar a cerveja".
Agora, o Chefe da Casa Real junta-se a confrades como António Pires de Lima, o presidente da Unicer, António Saraiva, presidente da Confederação da Indústria Portuguesa, António Nunes, presidente da ASAE, e até também da jornalista Fátima Campos Ferreira.
Diário de Notícias de 25-09-2010
--------------------

Dom Duarte torna-se Confrade
O Duque de Bragança foi entronizado pela Confraria da Cerveja, em Setúbal, juntamente com outras figuras públicas.
Na cerimónia, que decorreu em Setúbal, foram ainda entronizadoss Helena Coelho, Margarida Pinto Correia, Luís Represas, José Arnault, Cláudia Jacques e Rosalina Machado.
“Os novos confrades são personalidades oriundas das mais variadas áreas da sociedade portuguesa, cuja vida pessoal ou profissional tem ou teve contacto com a actividade cervejeira”, explicou um membro da organização do evento, acerca do "processo" de escolha.
Revista Nova Gente - 25.09.2010

Sem comentários: