domingo, 5 de setembro de 2010

S.A.R., DONA ISABEL DE BRAGANÇA NUMA PEREGRINAÇÃO A FÁTIMA MONTADA A CAVALO COM A GNR
A 27 de Junho passado, conforme noticiámos no nosso último número, passou e foi condignamente recebida em Minde pela Autarquia local a Peregrinação da GNR a Fátima. O assunto mereceu especial menção por a peregrinação se realizar a cavalo e no número dos participantes se encontrar Dona Isabel de Bragança, esposa do Herdeiro da Coroa de Portugal, Dom Duarte Pio.
Dona Isabel de Bragança, exemplo de esposa e mãe, é uma personagem cativante, pela sua simpatia e simplicidade. Falou com todos os que dela se abeiraram, deixou-se fotografar com grupos de populares, e deixou entre nós a imagem de um sorriso que não se esquece facilmente.
Tivemos oportunidade de com ela trocar algumas impressões em nome do Jornal de Minde, e disso damos conta aos leitores.
JM– Há alguma relação especial entre os herdeiros da coroa portuguesa e a instituição GNR que justifique a sua presença nesta peregrinação? – Não. Acontece é que a GNR costuma convidar algumas entidades civis para se incorporarem nesta peregrinação. Este ano quiseram convidar-nos a nós e eu tenho muito gosto em satisfazer o convite e poder estar presente.
Que representa Fátima para si? - Fátima é muito importante pelo que representa no mundo. Para Portugal é muito importante pelo que representa de projecção a nível internacional, sendo um dos lugares que recebe anualmente maior número de visitantes de outros países.
Considera-se especialmente devota de Nossa Senhora de Fátima? – Sim, sou muito devota de Nossa Senhora da Fátima e venho ao Santuário sempre que posso para participar nas peregrinações.
Já tinha estado em Minde alguma vez? - Sim. Já aqui tinha estado há uns dez anos também por ocasião de uma peregrinação a pé a Fátima, tendo partido também de Alcanena. Acho que Minde é muito interessante, tem um património muito bem conservado e que tem uma coisa muito especial que é o seu povo. Simpático e hospitaleiro e que sabe receber muito bem toda a gente que passa por aqui.
Despedimo-nos de Dona Isabel de Bragança desejando para Ela e para a Sua Família as maiores felicidades, e viemos com um sorriso baboso nos lábios. Afinal, não é todos os dias que se ouve um elogio tão rasgado aos mindericos!
Isabel de Herédia de Bragança casou solenemente no Mosteiro dos Jerónimos a 13/5/95 com Dom Duarte Pio João Miguel Rafael de Bragança, nascido a 15/5/45 em Berna, filho de Dom Duarte Nuno, (neto de Dom Miguel) e de Dona Maria Francisca, bisneta de D. Pedro IV, e teve por padrinho de Baptismo o Papa Pio XII e por madrinha Sua Majestade a Rainha Dona Amélia, viúva de Dom Carlos.
O casal teve o primeiro filho a 23/3/96 ao qual deu o nome de Afonso de Santa Maria Miguel Gabriel Rafael de Bragança e que foi baptizado na Sé de Braga a 1/6/96. Posteriormente nasceram a Infanta Dona Maria Francisca e o Infante Dom Dinis.
A coroa portuguesa não voltará, por enquanto, a cair na mão dos espanhóis por falta de herdeiros.
J. M. - Julho/Agosto 2002.

Sem comentários: