sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

CONFEDERAÇÃO DE ESTADOS LUSÓFONOS

"Há uma diferença muito importante entre a Confederação dos Países Lusófonos e a União Europeia. A UE tem uma certa unidade cultural - enquanto assumirmos que é, como diz o Papa Bento XVI, uma mistura entre a espiritualidade judaica, a lógica grega e o sentido de organização romano -, mas baseia-se sobretudo em interesses, enquanto a lusofonia é uma questão de afectividades. Apesar de todas as divergências e das guerras de independência, mantém-se uma afectividade e uma identidade cultural muito fortes. O que é que distingue um timorense de um indonésio? Aquele espírito cristão, de caridade e de respeito pelos outros que não existe na Indonésia. É também o que distingue um angolano de um zairense ou um moçambicano de um sul-africano." - DN
Uma entrevista cheia de coragem, a entrevista de um Homem livre, culto e disponível para Servir Portugal. Doa a quem doer, sobretudo aos despeitados, Dom Duarte revela-se aos 65 anos com a sabedoria, a moderação e a radicalidade da verdade. Passou a ser, decididamente, uma referência de honestidade e esperança.

1 comentário:

Anónimo disse...

Perfeito. Como disse um dia Fernando Pessoa "Falta cumprir-se Portugal" e tambem em "reflexão" do prof. Agostinho da silva.