sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

À ESPERA DE SER PUBLICADO

«DOM JOÃO VI – COMO UM PRÍNCIPE VALENTE ENGANOU NAPOLEÃO E SALVOU O REINO DE PORTUGAL» nasceu da indignação de ver o meu país amesquinhado no livro «1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil», da autoria do jornalista brasileiro Laurentino Gomes, numa edição da Dom Quixote (2008).
Uma vez mais, Portugal e os Portugueses foram expostos ao ridículo, publicamente. Mundialmente. Até porque o «1808» foi um best-seller. E esta não é a primeira vez que tal acontece, sob uma passividade, a abeirar a subserviência, de quem tem o dever de defender a Honra e a História do País.
Para mim, chega! Basta!
Portugal é um país territorialmente pequeno, mas não deve deixar que o amesquinhem deste modo tão acintoso, porque a sua alma é grande. A sua História está repleta de feitos e actos estóicos. Um povo deve celebrar os valores do seu país, mais do que deixar que o mundo grite as suas desvirtudes. Estas devem ser redimidas na intimidade da sua auto-estima. Por isso, tem o dever de repelir os mal-intencionados, direi mesmo, os ignorantes, que nada sabem da nossa História.
E porque tudo vale a pena quando a alma não é pequena (citando Fernando Pessoa), este é o meu contributo no sentido de resgatar o bom-nome de Portugal.
Todos os povos têm virtudes e defeitos. Portugal não foge à regra. Contudo, o maior defeito do povo Português é o de não acreditar nas suas virtudes, e apoucar-se perante os juízos menores que dele fazem os que desconhecem a grandeza do seu percurso histórico, e de como sempre conseguiu manter-se na corda bamba, sem nunca perder completamente o equilíbrio. E isso não é coisa pouca!
São essas virtudes que pretendo realçar nesta narrativa, além de recuperar a figura ímpar de D. João VI, que teve um papel preponderante na sua época, uma vez que se hoje somos um País livre e independente, a ele o devemos.
Isabel A. Ferreira
(Livro a aguardar publicação)
Real Associação da Beira Litoral

Sem comentários: