quinta-feira, 8 de agosto de 2013

628º ANIVERSÁRIO DA BATALHA DE ALJUBARROTA

Foi a 14 de Agosto de 1385 que as tropas portuguesas, lideradas por D. João I, derrotaram os castelhanos numa batalha que assegurou a independência do País. Tudo aconteceu no campo de São Jorge, em Porto de Mós, e a vitória levou o responsável régio a mandar construir o Mosteiro da Batalha, um episódio que vai agora ser recreado pela Fundação da Batalha de Aljubarrota, com uma encenação teatral.

A iniciativa decorrerá no próximo dia 14 de Agosto, a partir das 14h30, no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, em São Jorge, Porto de Mós, e integra as comemorações dos 628 anos daquele confronto bélico, considerado pela fundação como “um dos momentos mais importantes e decisivos para Portugal, em termos de desenvolvimento histórico e político, e que marcou uma etapa decisiva da independência nacional contra Castela”.
Para Alexandre Patrício Gouveia, presidente da Fundação Batalha Aljubarrota, “esta data é um marco histórico do país que deve ser comemorado e lembrado por todos os portugueses”.

Sem comentários: