segunda-feira, 17 de março de 2014

CURTA ENTREVISTA DE S.A.R., O DUQUE DE BRAGANÇA À SIC NOTÍCIAS, À ENTRADA NA SÉ DE LISBOA


Curta entrevista de S.A.R., O Duque de Bragança à SIC NOTÍCIAS, ontem, à entrada na Sé de Lisboa, instantes antes do início da cerimónia exequial de D. José Policarpo:

SIC NOTÍCIAS – Que legado é que deixa D. José Policarpo?
Bom, historicamente, houve uma altura muito difícil, que foi a transição entre a II República e agora a nossa III República, em que o papel dele foi de grande diplomacia e coragem: conseguiu uma transição muito pacífica, sem problemas. Para mim, pessoalmente, o que eu considero os maiores serviços prestados a Portugal foi a Universidade Católica, que ele ajudou muito a desenvolver (quando chefiou a Universidade Católica) e também a canonização de São Nuno Álvares Pereira, que estava pendurada há dezenas e dezenas de anos, não havia maneira de avançar e que eu pedi-lhe para reabrir a Causa e ele reabriu.

SIC NOTÍCIAS – Privou com ele. Que imagem guarda? Que pessoa era D. José Policarpo além do Cardeal Patriarca?
Era um verdadeiro Senhor, muito inteligente, interessante, muito prudente e cauteloso e que, quando se empenhava numa Causa que considerava justa, trabalhava muito a sério e levava-a a bom termo. Também estive com ele nas vésperas da eleição do Papa Bento XVI, na residência onde ele estava hospedado em Roma, e tivemos ocasião de ter conversas muito interessantes. Nos países da CPLP, nomeadamente no antigo Ultramar português, também deixou uma marca muito forte, que merece estarmos muito gratos pelo apoio que deu, e também o mesmo se poderá dizer em Angola e outros países.
SIC NOTÍCIAS

Sem comentários: