sábado, 7 de maio de 2016

O Rei Felipe VI de Espanha assinou esta terça-feira o decreto de dissolução do parlamento e que marca as eleições para 26 de junho, estabelecendo que o próximo Congresso de Deputados será constituído a 19 de julho.O papel que o Monarca teve após o resultado difuso das últimas eleições – onde partidos fortemente contestatários da Monarquia ganhavam peso no eleitorado – chegando a convencer o líder do Podemos a recuar em coligações pouco saudáveis para uma Espanha que ainda se debate com uma críse económica veio provar que a decisão do septuagenário Rei Juan Carlos de abdicar em favor de seu filho de 46 anos de idade, o príncipe Felipe, iria inevitavelmente reviver na memória colectiva a resposta à questão do porque tantos monarcas ainda reinarem em toda a Europa.
Parece incrível que 12 monarquias ainda sobrevivam, embora isso inclua curiosidades, como Andorra, cujo co-governante é o presidente da França (o outro é o bispo de Urgell); o Vaticano, governado pelo papa, e os principados do Mónaco e Liechtenstein.
Os outros – Bélgica, Grã-Bretanha, Dinamarca, Luxemburgo, Países Baixos, Noruega, Espanha e Suécia – estão entre as democracias mais liberais da Europa, mas todos eles mantêm governantes hereditários à revelia de uma Europa que parecia condenada a erradicar todo e qualquer vestígio desta relíquia medieval. Mas nem tudo é o que parece ou o que muitos gostariam que fosse
A maioria das rainhas, reis, príncipes e princesas trabalham para viver. Aos 88 anos, uma idade em que a maioria das pessoas comuns há muito se aposentou do trabalho e muitas vezes da vida, a rainha Isabel II da Grã-Bretanha ainda mantém uma programação árdua de cerimónias estatais. E é difícil imaginar o que revistas da Europa faria sem as fotos da realeza vestindo plumagem completa para algum grande evento ou produzir um herdeiro real ou deixando seus castelos para andar de bicicleta ou esquiar com seus súbditos – ou ficar envolvido em algum escândalo suculento .Mas aparte o lado mais pitoresco desta Instituição, a realidade é que a mera existência de uma Família Real impede que um País inteiro caía nas mãos de um ditador eleito hipotecando uma ou mais gerações, a uma realidade nos antípodas dos filmes infantis habitados por Reis e princesas.
As cabeças reais de estado representam a continuidade de uma nação. chefes de estado republicanos, quer politicamente poderosos como o dos Estados Unidos ou França, ou  mesmo cerimonial como o caso do presidente da Alemanha , todos se envolvem em algum grau de tradição e pompa. Mas eles não podem subir acima da política na mesma forma que os monarcas podem. E mesmo quando as monarquias geram escândalos de proporções reais – pense princesa Diana ou o escândalo financeiro da irmã de Juan Carlos – os políticos tendem a classificar bem abaixo dos monarcas em pesquisas de popularidade.
Todas as monarquias europeias têm um pequeno e ruidoso coro pedindo a abolição das instituições e a maioria dos países têm vindo a colocar os seus governantes num maior escrutínio público. Por sua vez, os governantes, em especial os escandinavos, deixaram caír os seus estilos de vida a quase níveis de rua. Mas mesmo asssim eles têm mantido o mínimo de pompa real que gere valor simbólico.
As Monarquias são hoje anacronismos vivos de um século que deu a questão monárquica como extinta.O sec XX começou com o colapso da monarquia portuguesa e o rescaldo da I Grande Guerra parecia ter resolvido o assunto no resto da Europa, o resto do século provaria que as Repúblicas eram portas abertas ao totalitarismo . Hoje o pretendente ao trono português tem mais popularidade do que o Presidente da República eleito em ínicios de 2016 e não é caso único, por toda a Europa são as Repúblicas que começam a ser contestadas como um entrave à consolidação das Democracias Europeias .

Sem comentários: